English - Español - Française

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Você sabe o que é Leitmotiv?

No último capítulo da novela Roque Santeiro, exibido em 22 de fevereiro de 1986, o público finalmente pode presenciar a transformação do misterioso Professor Astromar (Ruy Rezende) no lobisomem que atacava as mulheres em torno do cemitério da fictícia Asa Branca.

Toda vez que o lobisomem atacava, a música-tema Mistérios da Meia-noite, de Zé Ramalho, ajudava a criar o clima soturno das cenas, o que, confesso, dava muito medo quando eu era criança.


Muitas novelas, filmes etc. tem uma música que marca um personagem ou um cenário. Esse conceito chama-se leitmotiv (também há leitmotiv na literatura e no teatro), e foi usado pela primeira vez pelo compositor clássico alemão Richard Wagner, na ópera O Holandês Voador, de 1842.


A ópera de Wagner conta a lenda de um navio-fantasma, o mesmo do filme Piratas do Caribe. Mas isso é outra história, que deverá ser contada em outra ocasião.

Depois dessa experiência bem-sucedida de Wagner (não o Montes), outros compositores passaram a utilizar o artifício leitimotiv em suas obras.

Em 1931, o diretor conterrâneo de Wagner, Fritz Lang, terminava uma das obras mais significativas do expressionismo alemão, M - O Vampiro de Düsseldorf (aquele filme com uma das cenas mais sensacionais que eu já vi na vida).
Nesse filme, toda vez que o assassino aparece para matar uma criança, ele assovia a canção I Dovregubbens hall, de Edvard Grieg. Ela é mais conhecida pelo seu nome em inglês In The Hall Of The Mountain King.


A música de Grieg foi o primeiro leitmotiv musical a não fazer parte de uma ópera. (Aqui, a versão da banda finlandesa Apocalyptica)

A tal cena que é uma das mais sensacionais do cinema

O filme por si só já é sombrio, com um assassino sombrio e uma história idem. A iluminação e o jogo de câmera transformaram essa obra num clássico. Mas temos de convir que o assovio do personagem dá o toque magistral.

Podemos dizer que Lang é o responsável por criar a cultura da música-tema nas novelas, como "Você não vale nada, mas eu gosto de você", "Como uma deusa, você me mantem" ou "Só no sapatinho, ô ô"...

O assovio de In The Hall Of The Mountain King nas cenas do assassino é tão sombrio quanto Mistérios da Meia-Noite, nas cenas do lobisomem.

Resumindo, leitmotiv (motivo condutor, em alemão) é a música-tema de um personagem ou cenário.

...E, para finalizar, o cearense Ednardo, que nos deixou a bela canção Pavão Mysteriozo (leitmotiv da novela Saramandaia, de 1976), também nos deixou uma bela filha: a atriz Joana Limmaverde. Ela não é um leitmotiv, mas e daí?
Pavoa mysterioza

3 comentários:

RUI MOREL CARNEIRO disse...

Muito interessante. Gostei de saber disso.

Tiago Cardoso disse...

muuuuito bom!!!! Adorei o post!

Tatiane Opheliac disse...

Muito bom mesmo e o final é sensacional ^^