English - Español - Française

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Aula do dia: Física. Verbete: As três dimensões

Todos nós sabemos que os seres humanos se locomovem através de quatro dimensões.
Tês dimensões de espaço e uma dimensão de tempo.
As dimensões que vamos trabalhar aqui na aula são as de espaço, pois a dimensão de tempo é praticamente impossível de estudar, já que o tempo não existe.

OBS pertinente: Quando me referi à “praticamente impossível de estudar”, me refiro a mim e a ti, já que apenas pessoas do naipe de Albert Einstein e Stephen Hawking conseguiram entender essa coisa chamada ‘tempo’.

As três dimensões de espaço são:
1. Para frente e para trás;
2. Esquerda e direita;
3. Para cima e para baixo.

É por isso que o cinema 3-D é chamado de 3-D, pois ele congrega essas três dimensões em um equipamento só. Olha que legal!
Agora, a questão que tanto me intriga é: Por que as pessoas insistem em dizer “Nesse final de semana eu vou descer para a praia”?

Como assim “descer para a praia”?
Que eu saiba, praias não ficam abaixo de algum lugar, a ponto de termos que descer para chegar até ela.

Por exemplo, vejamos o esquema abaixo:



A maioria das pessoas diria que:
O carro está indo para frente no momento A
O carro está subindo no momento B
O carro está indo para frente no momento C

Mas a verdade é que nos três momentos o carro está indo para frente. Erroneamente, as pessoas acham que no momento “B” ele está subindo, mas carro não sobe!

Os únicos meios de transporte que podem usar essas três dimensões ao mesmo tempo são o helicóptero e o avião. O helicóptero consegue subir e descer. O avião precisa estar indo para a frente para conseguir subir, mas sobe! Carro não!

Ah, e o padre dos balões também consegue subir.

No momento em que as pessoas dizem: "Vou descer para a praia!", o que acontece é que, por conta da estrada em declive, as pessoas se confundem dizendo que estão “descendo” a serra. Mas lembrem-se: Carro não desce! Apenas vai para frente e para trás, e para a esquerda e a direita.

Subir e descer, não!

OBS pertinente 2: O único carro que consegue exercer as quatro dimensões é o DeLorean do Dr. Emmet Brown. Ele vai para frente e para trás; ele vai para a esquerda e direita; ele sobe e desce e, o melhor de tudo, ele viaja no tempo!

Eu consigo! Eu consigo!

6 comentários:

Tiozaum disse...

Em primeiro lugar você confundiu dimensão com sentido.
Sentido (uma referência usada para cálculos de vetores) é: da esquerda para a direita, de baixo para cima, etc.
Dimensões são: Largura, altura e profundidade.

Em segundo lugar, tudo é uma questão de ponto de vista. As praias (obviamente) ficam no nível do mar, e a maioria das cidades do interior fica num plano mais elevado.

Ora, se você está numa cidade que fica a, digamos, 500m do nivel do mar, e vai se deslocar para a praia, não vejo problemas em dizer "vou descer", já que em relação a posição de quem observa a partir da sua cidade, você vai se deslocar no espaço, na dimensão altura (que em geografia, normalmente é chamada de altitude), no sentido "de cima para baixo".

Obrigado

APRENDENDO POR AI disse...

Agora sim, entendi tudo.

Leila Kelly de Oliveira disse...

Hahahaha
É duro ter nerds seguindo o seu blog...

Nota da redação disse...

Grandioso tiozão... se eu confundi dimensão com sentido, você confundiu física quântica com matemática.

Obrigado

Luana disse...

Gostei daqui! Estou seguindo! :)
Passa pra conhecer o meu depois!

Beijos :*

Leila Kelly de Oliveira disse...

Discordo da redação. Em momento algum nosso caro Tiozaum confunde física quântica com matemática. Ele nem ao menos fala de coisas passíveis de tal confusão. Vou ficar por aqui, conhecendo a redação, se continuar a falar, ela pode me mandar uma carta com anthrax (não a banda, a bactéria mesmo!).
hahaha
Brincadeira!