English - Español - Française

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Os quatro músicos mais velhos do rock 'n roll

... ainda vivos!

Dias atrás, eu estava vendo uma entrevista com o Serguei (o decano do rock brasileiro), e eis que ele passou a mão no cabelo e contou ao entrevistador: "Estive no Woodstock... Eu devia ter uns 40 anos...".
Como assim? O cara estava com 40 anos no Woodstock?

Sinceramente? Duvidei na hora que isso fosse possível. Depois de uma rápida pesquisa, constatei que realmente isso seria possível.

Fiquei matutando: Afinal de contas, quem é o artista mais velho do rock 'n roll ainda em atividade?

4 - Sir Richard Starkey Jr., mais conhecido como Ringo Starr é um dos mais velhos ainda em atividade. Sim, o companheiro de farda de João, Paulo e Jorge tem 69 anos, e foi por sua causa que o baterista começou a ganhar os holofotes da mídia, antes exclusivos ao vocalista e ao guitarrista.

Após a dissolução dos Beatles, em 1970, Ringo lançou alguns discos - todos fracasso de venda e crítica - mas isso pouco importa, afinal de contas, ele é o Ringo Starr!

Muita gente ainda torce o nariz para o seu estilo de tocar, dizendo não ser lá essas coisas, mas Ringo tem algo a dizer para essas pessoas: "Dizem que não toco muito bem, mas sou o baterista da melhor banda do mundo... logo, sou o maior baterista do mundo!"

Curiosidade pertinente: Richard gostava muito de usar anéis (rings, em inglês), por isso o seu apelido: Ringo.
Logo abaixo, a participação de Ringo em Alice no País das Maravilhas, onde ele faz o papel da tartaruga.


3 - Jerry Lee Lewis é um dos loucos do rock 'n roll. Começou tocando música gospel de igreja, mas logo foi expulso, pois tocava versões rock 'n roll dos hinos celestiais.
Quando o viu tocando, Elvis disse certa vez: "Se eu tocasse piano como ele, não precisaria cantar nunca mais!"

Tem quem ache Jimmi Hendrix genial por ter colocado fogo em sua guitarra no festival de Monterrey, em 1967. Mas foi Jerry Lee Lewis quem inaugurou a prática do instrumento pirofágico. Ele colocava fogo em pianos nos anos 50!

Quase foi banido do cenário musical porque descobriram que ele era casado com sua prima de 13 anos.
Jerry era muito doido! Para se ter uma ideia, quando ele veio ao Brasil, deu uma entrevista no Jô Soares Onze e Meia completamente bêbado.

Mas então, Jerry Lee Lewis tem 74 anos e ainda está no vigor da juventude, sendo que no ano passado ele fez uma turnê pelo Brasil. Com vocês, Jerry Lee Lewis:


2 - Sérgio, ou melhor, Serguei, além de ter sido um dos brasileiros a prestigiar o Woodstock, ainda é um dos mais velhos roqueiros vivos e em extrema atividade, e bota extrema nisso!

Diz a lenda que ele namorou (pra não dizer outra coisa) a Janis Joplin. Então, fazendo as contas, ela devia ter uns 25 e ele uns 45.
Serguei mantem em sua casa, em Saquarema, um museu chamado O Templo do Rock, que é nada mais que um apanhado de coisas que ele tem desde o nascimento do roquenrou. Ou seja, é lugar obrigatório para todo amante do ritmo.

O rapaz tem 76 anos e está em plena forma física. Tá certo que a forma física é meio esquisita e ele está mais mentecapto que o próprio Ozzy, mas está aí pra quem quiser conferir:


1 - Chuck Berry. Apontado por muitos como o inventor do rock 'n roll, é praticamente o pai de todos os roqueiros. É o Adão da civilização rock.

Tudo o que os guitarristas de hoje fazem é copiar Chuck Berry. Respeita o moço, que ele tem 83 anos. É o roqueiro mais velho ainda em atividade. Palmas para ele!


É, e depois dizem que o Iggy Pop é o vovô do rock...

2 comentários:

ღ Elci disse...

adorei a entrevista no Jô, hauhauahuahauhuahau altas confissão, imagine ele naquele programa do Sílvio Santos falando as verdades da vida dele. Meoooo Deus hauhauahuahauhu imperdível.

Gabriel disse...

caralho, não entendi poha nenhuma que o seguei falou, tenso. ;x