English - Español - Française

domingo, 14 de dezembro de 2008

Quatro músicos estilosos do Rock 'n roll

Sempre gostei das listas dos cinco mais, dez mais ou dois milhões mais. Ano passado até fiz uma lista das três mais...

E aqui estou eu, às 02h04 de domingo, em São Paulo, tendo idéias mirabolantes sobre mais uma lista. Desta vez, dos quatro músicos mais estilosos do roquenrou.
Enquanto minha namorada faz o Yoshi soltar um casco de tartaruga vermelho no Super Mario Kart, discorro aqui sobre a quarta colocação dessa lista:

4. Jack White

Não, eu não gosto das músicas da banda desse cara, o White Stripes, nem dele. Pra falar a verdade, acho ele um tanto quanto sem graça. Mas que outra verdade seja dita: ele é bastante estiloso.

Em 2005, Jack casou-se em plena floresta amazônica, flutuando num barco entre os rios Negro e Solimões, e contou com a bênção de um pajé.
Quer estilo mais estiloso que esse?

E mais um motivo para ele figurar nesta lista é que ele parece ter saído de um filme do Tim Burton. Estiloso!


3. Slash

No início era o L.A. Guns.
Depois, trocaram o nome para Hollywood Roses.
Por fim, resolveram juntar os nomes, e assim surgiu o Guns 'n Roses, e todos viram que isso era bom.

A formação original do Guns 'n Roses contava com o vocalista Axl Rose (que na verdade se chama William Bayley), o guitarrista Izzy Stradlin (que na verdade se chama Jeffrey Isbell), o baixista Duff McKagan, o baterista Steven Adler e o guitarrista Slash (Saul Hudson. Mesmo assim, Slash é mais legal!)

Em meados de 1989, quando vi essa banda pela primeira vez, no encarte do LP Apettite for Destruction, me chamou a atenção um cara de cabelo gigantesco encaracolado, adornado com uma cartola, de jaqueta preta e calça rasgada. Achei aquela figura sensacional! Afinal de contas, era o meu primeiro contato com o roquenrou.
Alguns anos depois, com a chegada da MTV ao Brasil, reencontrei-me com aquele ser, e assim pude vê-lo em ação. Foi aí que cheguei à seguinte conclusão: "Eu curto rock 'n roll!"

O Slash foi o responsável por abrir as portas do rock na história da minha vida. Obrigado, Slash.



2. Eugene Hutz

Um cara cigano.
Um cara que fugiu da Ucrânia após o desastre de Chernobyl.
Um cara com cara de Asterix.
Um cara que, chegando em Nova Iorque, começou a ganhar dinheiro tocando músicas russas em casamentos.
Um cara que conheceu dois russos (um no acordeão e outro no violino) e, juntos, formaram uma banda, a Gogol Bordello.
Um cara que fez essa banda crescer e que, hoje, conta com oito integrantes de várias partes do mundo. (Ele, um ucraniano; os dois russos acima citados; uma sino-escocesa; uma tailandesa; um israelense; um estadunidense; um etíope e um equatoriano)
Um cara que namora uma romena que estava fazendo seu mestrado sobre a vida dos ciganos brasileiros, portanto, um cara que morou no Rio de Janeiro.
Um cara que fez um filme com Elijah Wood (Uma vida iluminada).
Um cara que foi convidado pela Madonna para tocar com ela no Live Earth 8.
Um cara que foi convidado pela mesma Madonna para participar de seu novo filme.
Enfim, um cara que salvou o Tim Festival 2008 de virar um fiasco.

Quer estilo mais estiloso que esse?



1. Ian Anderson


Sou suspeito pra falar, pois o Jethro Tull é a minha banda favorita, mas tenho de falar: ele é muito estiloso!

Ian Anderson foi um cara que revolucionou a maneira de fazer roquenrou.
Primeiro pelo instrumento que ele adicionou à sua banda: uma flauta transversal.
Segundo pelo modo de empunhar essa flauta, com a perna esquerda levantada, fazendo-se parecer com um flautista mágico. Na verdade, a sua figura às vezes parece a de um pirata, às vezes a de guerreiro medieval, às vezes a de um mendigo.

Por falar em mendigo, a música mais famosa de sua banda, Aqualung, conta a história de um mendigo chamado (pasmem) Aqualung! Ian traveste-se de mendigo nos shows, com direito até a arcada dentária toda torta! (Que ele ostenta até hoje). Quer estilo mais estiloso?

Musicalmente falando, é Ian quem compõe todas as músicas e as partituras para todos os instrumentos de sua banda. É um músico completo!
Também é o responsável por eu tocar (tentar tocar) flauta transversal. Obrigado, Ian!



OBS: Tudo bem, sei que não falei de músicos estilosos bastante importantes, como Frank Zappa, Arnaldo Baptista ou Serguei. Eu poderia até falar de Hermeto Paschoal e Tony Tornado, que não são do roquenrou, apesar de estilosos. Mas aí a lista ficaria imensa, e o leitor não teria tempo para ler tudo... Vocês entendem, né? Aceito dica de estilosos...

2 comentários:

P. disse...

Eu incluiria o Eddie Vedder e o Bob Dylan!
Adorei o blógue.
Linkei no meu. =)

Andu disse...

Ian Anderson eh um gênio TT