English - Español - Française

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Vamos p'gaire aquele gajo, ó pá!

Um dos filmes do circuito comercial que eu gosto é Snatch - Porcos e Diamantes, do ex-marido da Madonna, Guy Ritchie.

OBS pertinente: Em bom português, Guy Ritchie significa "Cara Rico".

E por falar em português, baixei esse filme esses dias e, qual foi minha surpresa, veio legendado em português de Portugal.

O filme, em si, não teve modificação. Estão lá o cigano de fala rápida, o chefão criador de porcos, o judeu que roubou o diamante, o cachorro que engoliu o diamante, o russo vendedor de armas, o inglês matador e todos os outros personagens cabulosos.

Mas o mais interessante dessa história, é ver um gângster virar para outro e falar:
- Ei, temos que p'gaire aquele gajo, ó pá!

Em outra cena, um fala:
- Só por cima dos meus tomates!

Fiquei esperando até o fim do filme, mas ninguém dançou "O Vira". Foi uma pena.

Quem é a gaja que estais a perguntaire sobre o chip ao m'nino Pedro?

Nós, brasileiros, só enxergamos um português se ele for bigodudo e usar um lápis pendurado na orelha, bem daqueles de piadas. A idéia de um gângster português é muito distante. Temos que parar com essa cultura de fazer piada com tudo o que é de Portugal...

Hoje, eu estou aqui em defesa dos gângsteres daquele país: Joaquim-Dentes-de-Bala; Manoel Tijolão; Joaquim, o Matadoire; Manoel-Bate-Estacas; Joaquim-Mata-Leão; Manoel Cicatriz; Joaquim-Cara-de-Foice; Manoel, o Lança-Chamas e outros Joaquins e Manoéis mais...

Nenhum comentário: