English - Español - Française

terça-feira, 17 de junho de 2008

Todos os passos para ser um autor de novelas (da Globo)

É fácil ser um autor de novelas.
Para ser alguém na vida, há que se mirar em vencedores.

Foi pensando nisso que elaborei esse dossiê sensacional e bastante simples com 5 dicas espertas para quem quer se tornar um autor de novelas mirando-se em autores já consagrados.
Aproveite e boa sorte em sua obra!

1. A vida do homem do campo:

Crie personagens que vivem no interior do país e foque as questões agrárias. Como em O Rei do Gado, coloque um acampamento do MST em uma fazenda de cacau da novela Renascer. Depois, faça com que os italianos que trabalham nas plantações, como em Terra Nostra, vão para uma região inóspita do Brasil, como o Pantanal.


Autor que você deve se inspirar: Benedyto Rui Barbosa.

2. A vida de algum povo diferente:
Crie personagens que fazem parte de um povo que fica dançando a toda hora. Como em O Clone, crie uma situação em que um assunto polêmico esteja em voga, como a criação de clones. Depois, faça com que o povo muçulmano, que só dança, envie a notícia do clone através da internet, como fizeram os ciganos em Explode Coração. Nunca se esqueça de que os ciganos também só sabem ficar dançando. Por fim, essa notícia chegará junto com a notícia de que imigrantes ilegais foram presos, como em América. Sempre se lembrando de que os personagens dessa novela também dançam a toda hora.

Autora que você deve se inspirar: Glória Perez.


Atualização em 5 de abril de 2010: Faça com que alguns personagens indianos apareçam na história, como em Caminho das Índias. Não importa o que façam, não importa o desenrolar da história, o que importa é que todos devem ficar dançando a toda hora e soltando bordões que vão fazer com que todos os telespectadores repitam incessantemente.

3. A vida no Rio de Janeiro:
Crie personagens ricos que moram nalgum bairro rico do Rio de Janeiro. Esqueça outras cidades do Brasil (elas não devem existir). Coloque também um assunto polêmico e que tenha acabado de passar no Jornal Nacional, confundindo a cabeça do telespectador, que não sabe diferenciar a realidade da ficção. Trate assuntos do cotidiano, como homossexualidade, preconceito racial, celibato, alcoolismo, violência doméstica, traição, câncer, romance entre mulheres mais velhas e jovens rapazes, ciúme, entre outros. Nunca se esqueça de colocar um patrão apaixonado pela empregada (que tem que usar uniforme).


Pode ser o texto mais mal escrito do mundo, mesmo assim vai ser a melhor audiência da casa. O nome da novela é o que menos importa, basta ter alguma relação com a palavra família, amor ou vida, como Laços de Família, Mulheres Apaixonadas, Viver a Vida. A música de abertura deve ser sempre (lembre-se: sempre!) uma bossa nova. Tenha sempre uma personagem tonta boazinha chamada Helena.

Autor que você deve se inspirar: Manoel Carlos.

4. A vida num país calorento:
Crie personagens que não precisam usar camisa a maior parte da novela. Como em Quatro por Quatro, crie um bolo de relacionamentos, cuja história terá uma reviravolta com a chegada de um índio, como em Uga Uga. Lembre-se que todos os protagonistas devem estar com o peito à mostra, assim como em Kubanacan.
Autor que você deve se inspirar: Carlos Lombardi.


5. A vida de seres mitológicos:
Viaje na maionese e escreva uma história sobre vampiros, como Vamp e O Beijo do Vampiro. Vale também usar personagens paranormais, como em Olho no Olho. Melhor ainda se usar personagens celestiais, como em Um Anjo caiu do Céu.

Autor que você deve se inspirar: Antônio Calmon.


Pronto! Aí estão as dicas e seus respectivos autores.
A não ser que você queira mudar paradigmas e queira escrever uma novela diferente. Bem, aí o problema é seu... Periga de escrever uma trama rocambolesca como a dos mutantes da Record. Só que, para isso, você precisa ser mais lelé do que os autores da Globo.

6 comentários:

;$ disse...

Lembrando que na 4ª proposta só vale colocar atores em forma, já que eles não usarão roupas :D

disse...

Esse texto foi a coisa mais sensacional que eu já li nos últimos tempos...(Pra vc ver que tô bem de livros, resvistas e jornais). Thi, posso publicar no meu blog? Com os devidos créditos e tudo o mais, claro!

Beijo pro cê, menino engraçado.

Michele Matos disse...

Perfeitas as dicas!
Eu seguirei o estilo glamouroso do manoel!!

Taiyo disse...

Bom, eu aqui estou me partindo a cabeça para escrever uma novela, mas enquanto isso a novela das 8( que começa as 9)está dando a maior audiencia na Tv.
Ainda bem que minha novela nao sairá dos livros, porque se é assim, terei fracassado em minha tentativa...
Um abraçao para esse bom escritor que é meu primo. ( puxa -saco...hehe)

Tatiana disse...

Fascinante.

Anônimo disse...

como faço para mandar uma sinopse para as emoissoras??