English - Español - Française

sábado, 15 de setembro de 2007

Músicas esdrúxulas

Sou um grande admirador de músicas esdrúxulas, daquelas bem ao estilão Frank Zappa.

Por música esdrúxula, entenda-se música diferente. Ou melhor, música de alguém que acabou de sair do hospício.

Temos belos exemplos desse tipo de música. O Tom Zé é o rei das músicas esdrúxulas aqui no Brasil. Mas não quero falar de brasileiros, afinal de contas, uma música esdrúxula não tem graça se for cantada em português.

A música, de preferência, tem que ser cantada em uma língua desconhecida pelo mundo moderno. É o que faz a banda finlandesa Loituma. Com o hit "Ieva's Polka", a banda virou sensação na internet. Pra falar a verdade, a única música realmente esdrúxula da banda é essa. E o melhor, é cantada a capella em uma língua indecifrável. Mas é legal! Veja aqui um videozinho no Youtube.

Também gosto muito da Gaelic Storm, uma banda australiana com traços celtas. Além do tradicional didgeridoo (instrumento utilizado pelos aborígenes), a banda conta com violino, flauta e muitos tambores ao melhor estilo Jumanji. A melhor música deles é "Beggarman".

Mas a melhor de todas não é cantada em língua desconhecida, mas em inglês. É a Gogol Bordello. A banda mais esdrúxula da atualidade, e quem viu um show diz que é sensacional! Os caras fazem uma mistura de punk com ritmos ciganos.

Imagine Sid Vicious dividindo o palco com o cigano Ígor.

Se a música da Gogol Bordello é muito esquisita, isso deve-se às várias influências de seus integrantes. Pois, vejam só, o vocalista é ucraniano e os outros integrantes são da Rússia, Tailândia, China, Israel, Etiópia e Estados Unidos.
Se você curte punk, e quer conhecer o trabalho da banda, aconselho as músicas "East Infection", "60 Revolutions" e "I Would Never Wanna Be Young Again".
Agora, se você curte um estilo de música totalmente estilosa e que não se encaixa em nenhuma categoria, ouça "Ave. B", "Suphertheory of Suphereverything", "Oh No" e a melhor de todas "My Strange Uncles from Abroad".
Um abraço e delicie-se no mundo da música esdrúxula!

2 comentários:

Pai do Gustavo disse...

Gogol Bordello é bem louco. Mas Diablo Swing Orchestra isso é uma banda esdrúxula na excelência da palavra.

Max (agora sem identidade), o Pai do Gustavo.

henrique disse...

minha musica preferida é a wonderlust king.
Eles são bem diferentes do que tem hoje no mercado da musica, gosto muito deles