English - Español - Française

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Como dizer "saúde" em várias línguas


Em minhas andanças pelas maravilhas naturais da Ilha do Mel, cataloguei mais de 1500 formas de dizer "saúde" em diversas línguas, inclusive na língua portuguesa, na qual os primeiros portugueses que aqui chegaram no ano 8 disseram aos indígenas.


Ops... acho que confundi os números. O certo é que cataloguei 8 formas de dizer "saúde". 1500 foi o ano em que os portugas chegaram.


Vamos lá, então. Como dizer "saúde" em várias línguas:


alemão - prost
dinamarquês - skol
espanhol - salud
grego - yamas
hebreu - lehaiim
inglês - cheers
português - saúde
russo - nastrovie


Recebi algumas contribuições de leitores do blog:


francês -  santé
italiano - salute
japonês - kampai


Pronto! Agora você já está preparado para desbravar todo esse imenso planeta Terra.

5 comentários:

Roderick Verde disse...

Bem, pra mim saúde em inglês era "health"(rs). Eu estava a procura do significado da citada palavra, em outras línguas, para desejar melhoras para um amiga, que está adoentada.
Muito obrigado!
Abraço

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado

Anônimo disse...

FAltou em Frances: "Santé".
bjinhus

Jalal disse...

Gostei de conhecer alguns brindes em várias línguas. Contribuições:

Em russo se diz Nasdarovia!
Em italiano: Salute!

e um brinde muito usado pelso espanhóis: Arriba, abajo, al centro y a dentro. Se faz com o copo de bebida percorrendo as direções.

tutudia disse...

em japonês é Kampai